Regras

RESUMO DAS REGRAS
                                       
Modalidade Bola 12 Toques

Vulgarmente conhecida como "Regra Paulista". Cada partida tem a duração de 20 (vinte) minutos e é disputada em 2 (duas) fases de 10 (dez) minutos, com intervalo máximo de 5 (cinco) minutos entre a primeira e segunda fases. Estando um jogador com a posse de bola, este terá direito a um limite coletivo de 12 (doze) toques, sendo que se até o 12º toque não houver chute a gol, será punido com tiro livre indireto cobrado do local onde a bola estiver estacionada. Cada botão, obedecido o limite coletivo de 12 (doze) toques, terá direito a 3 (três) toques ou acionamentos consecutivos. Se ocorrer um quarto acionamento consecutivo, será punido com tiro livre indireto cobrado onde ocorreu o toque excedente.



Modalidade Bola 3 Toques

Vulgarmente conhecida como "Regra Carioca". É disputada principalmente nos estados de Minas Gerais ,Rio de Janeiro , Goias , São Paulo , Pernambuco , Amazonas e no Distrito Federal . É considerada a mais dificil para adaptação e aprendizado , por conter basicamente todas as regras do futebol de campo , como impedimento , sobrepasso , tiro livre , o tempo de duração é de 50 minutos , sendo dois tempos de 25 com intervalo de 5 minutos.



Modalidade Disco

Vulgarmente conhecida como "Regra Baiana".
O Campeonato Brasileiro Individual da modalidade Bola 1 Toque é disputado desde o início do anos 70.
Campeões Brasileiros de Futebol de Mesa (Modalidade Disco)



Modalidade Dadinho 9x3

Foi realizado em 2009 o 1º Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa Modalidade Dadinho na cidade de Curitiba. Reunindo 48 atletas de 5 Estados Brasileiros (PR, SC, RJ, MG e DF) foi um grande passo que a modalidade deu para deixar de ser regra experimental e se tornar oficial. O campeão foi o atleta Daniel Marques da AABB-Tijuca do Rio de Janeiro.



Regra Toque Toque ou Leva Leva

Tempo de jogo – 10x10 min sem intervalo e primeira bola fora.Expulsão – Falta simultânea em 2 botões corresponde a expulsão do botão.Goleiras – 4,5cm por 12cm travessão.Goleiro – 3,5cm altura por 7cm e 2,0 grossura.Zagueiros – 1,3 altura máxima e ficam junto ao goleiro.Campo – 93cm x 63cm mínimo(xalingão)Max - 1,21x0,81Bola-Estilo botão de camisa social em formato de disco de 1cm.Times-10 jogadores pra cada lado e 1 goleiro.Os times podem ser de cores mistas e de tamanhos diferentes e não necessitando de escudos,mas o ideal é os times usarem algum número que os identifiquem.Substituições-Cada time pode fazer 3 substituições duarante a partida.Juiz-Este conduz a partida e marca as infrações e ele fica de posse do cronometro e não deve mostrar as equipes.Se não houver juiz as equipes devem ter o bom senso.Cronômetro-Sempre que a bola sair do campo de jogo o cronômetro deve ser parado.


Futsal de Mesa

Regra : um lance alternado - A regra se caracteriza por apenas um lance para cada técnico,exceto quando existir uma infração,ocorrência ou na saída de jogo.
Tempo de Jogo : 10 min x 10 min
Número de Jogadores : 5(cinco) Botões Iguais Padronizados
Jogadores: Botão Diâmetro Máximo 4 cm e Altura Máxima 1 cm. Goleiro : Largura 4 cm x Profundidade 3 cm x Altura 1,5 cm. Goleiro Linha : Botão Diâmetro Máximo 4 cm e Altura Máxima 1,5 cm
Campo de Jogo : 75 cm x 1.05 cm. Goleira : Largura 9 cm x Altura 3 cm. Bola : Disco de Polietileno com 1 cm de Diâmetro. Tiro Livre : A partir da terceira infração ou falta técnica.



Regra Pernambucana (BOTÃOBOL)

A Regra Pernambucana de Futebol de Mesa, hoje, conhecida como botãobol, é jogada no Recife, Pernambuco, na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa.
A partida tem a duração de 30 minutos, divididos em 2 tempos de 15 minutos, com intervalo máximo de 5 minutos.
A bola é de borracha e mede 11mm de diâmetro;
Os botões têm diferentes tamanhos, variando de 33,5mm a 42mm de diâmetro, com altura entre 4,5mm a 7mm. O tamanho mais utilizado é: 35,5mmX5,5mm, com cava na parte inferior medindo 20mm.
Cada equipe tem direito a 12 toques coletivos, com um toque por botão.
Os goleiros são cilíndricos e medem 60mmX40mm;
O arremesso lateral é cobrado com a mão, com a bola sendo lançada sobre o botão.
Os chutes a gol, exceto nas cobranças de falta, somente são executados com a bola no campo adversário.
Após o início da partida, os botões somente são movimentados com a palheta, para a execução de cada jogada, não havendo a arrumação como nas outras regras.
Somente no reinício da partida (após a marcação de gol ou mudança de barra) é que os times voltam à posição de início de partida.
Todas as partidas oficiais são arbitradas.



Regra de Décourt

A primeira regra de futebol de mesa escrita por Geraldo Cardoso Décourt, apesar de não ser mais utilizada, ou melhor, ter sido aprimorada, foi fundamental para o esporte. Ela foi noticiada pelo jornal A Noite Esportiva em 1930 em uma reportagem sobre o celotex:
“ O Football Celotex é um sport de mesa, no qual, em cada jogo, tomam parte dois amadores, que por sua vez representam dois teams formados por onze botões, assim distribuídos: um guardião, dois zagueiros, três médios e cinco deanteiros.
Como se vê, o número de botões é idêntico ao número de players do Football Association.
Para ser iniciado cada match é necessário que os vinte e dois botões estejam nas respectivas posições em mesa e, então, o desfavorecido pelo “toss” dará o “kick-off”, com o centro avante, o qual estenderá um passe para um dos lados, onde um outro botão do mesmo team impulsionará a bola, dando assim início ao jogo.
Como se vê, enquanto um segundo botão do team favorecido com a saída inicial não tocar na bola, não valerá goal.
Procedida a saída, o outro amador, chamado de B, jogará com um de seus botões uma vez e assim, sucessivamente, um de cada vez até que seja registrada alguma falta.
A única ocasião em que cada amador poderá jogar duas vezes seguidas é, pois, no momento da saída do centro.
Depois de cada goal a bola deverá ser colocada no centro da mesa, e o team que tiver sido vasado dará a saída.
No Football Celotex considera-se foul quando um botão do team A roçar noutro do team B, sem que antes tenha “tocado” na bola.
Considera-se hands(coisa raríssima) quando um botão do team A ficar sobre a bola.
Neste caso, se for o guardião o infractor, proceder-se-á ordenando um “carring”, valendo goal direto.
No foul e no hands valem goals directos, e se as respectivas penalidades forem consignadas dentro da área perigosa ordena-se um penalty.
O “out-ball” é batido no lugar onde sair a bola, sendo que para ser valido um goal, procedente desta pena, é preciso que a bola toque em qualquer outro botão, antes de entrar na linha de goal.
Nas saídas de goal ou, melhor, nos goal kicks, não será consignado o ponto proveniente da referida falta diretamente, mas sim depois que a bola tenha sido tocada propositalmente.
Sempre que houver qualquer falta, os botões poderão ser removidos ou colocados pelas mãos dos patrões em lugares da mesa que este julguem convenientes.
Os botões-guardiões só impulsionam a bola nos goal-kicks, e fora disso eles poderão ser colocados pelos patrões em qualquer momento da partida, mas antes que seja desferido o tiro a goal e não depois do tiro ser dado.
O tamanho oficial da mesa é de 1m,20 de largura por 2m,40 de comprimento. Essas medidas são de dentro do campo, sendo que a parte que ficar externando a marcação quanto maior for melhor será.
As mesas devem ser feitas com um material americano feito das fibras do bagaço da cana-de-açúcar ou, então, de madeira coberta com um pano verde, próprio para cobrir mesas de jogo.
Aconselho estes dois exemplos pelo fato de ser necessário que a superfície não seja escorregadia.”