Dia botonista

  DIA 14 DE FEVEREIRO  




DIA DO BOTONISTA !






GERALDO C. DÉCOURT


- O PAPA do Futebol de Mesa Brasileiro



Dia 14 de fevereiro é o DIA DO BOTONISTA, sancionado como oficial pelo Governador Sr. Gerado Alckmim em 2001, como parte de uma homenagem póstuma ao Sr. Geraldo Cardoso Décourt, que se vivo estivesse, estaria completando nesta segunda-feira, 94 anos de música, publicidade, TV, cinema, pintura, amigos e muuuito futebol de mesa !!!



Certa vez o Sr. Geraldo Decourt declarou: " O futebol de mesa não é mais um lazer, mas sim uma CAUSA. ". Em 1987 Ele escreveu um livro chamado: "Aconteceu Sim", onde dentre várias narrativas pessoais, muitas falavam do Futebol de Mesa





Segue abaixo um pequeno trecho extraído desse livro:

"O futebol de mesa é apaixonante e quem já o praticou e não se fizer de arrogante, confirmará esta minha assertiva! Acho até que nem o próprio Siegmund Freud (mesmo que o tivesse inventado) saberia explicá-lo!



Essa minha citação leva-me (vejam bem, em tom de blague!) a sugerir aos tantos curiosos e pesquisadores, em descobrir quem inventou o futebol de mesa, a admitirem que, quem sabe não foi o próprio Freud?!... Também não vamos dar uma de xenofobista e espalhar sem provas que o inventor dessa modalidade foi um brasileiro! Prá que isso ?!...



Já tive certa vez que desmentir e provar que o Futebol Celotex não era invenção americana, pois o nome Celotex foi dado sim POR MIM, em 1929/1930, devido ao material usado para o piso das mesas, que tinha esse nome e era importado de Chicago (EUA), da The Celotex Co.!"





Outro trecho que se segue abaixo, trata-se de uma matéria de autoria do "amigo e irmão" Adauto Celso Sambaquy, enviado ao Sr. Decourt para também fazer parte do referido livro:

"Escrever sobre a vida de um mito é sempre uma tarefa muito difícil e às vezes até impossível, pois tudo aquilo que foi realizado por esta pessoa serviria para inúmeras divagações.



Há mais ou menos seis anos, conheci pessoalmente esta figura portentosa que pertence ao mundo futebol de mesa brasileiro. Infelizmente, geograficamente existe uma distância quilométrica entre nossas cidades, o que me impede de desfrutar a sua presença constantemente. Mas tudo isto é suprimido quando uma carta ou mesmo um telefonema suprem a ausência, fazendo com que se manifeste uma imensa vontade de trabalhar e continuar prestando serviços ao esporte que tanto amamos.



Décourt foi o pioneiro em organização do futebol de botões. Em 1930, mandou editar o primeiro compêndio sobre o futebol de mesa, dando forma à uma diversão quase que infantil, que iniciava então os seus primeiros passos. Imagino a luta deste jovem, percorrendo os jornais, na ânsia de comunicar o seu futebol Celotex, quebrando o gelo que se criava em torno de um esporte que ninguém sabe onde efetivamente se iniciou. Foi Ele quem levantou o primeiro tijolo desta imensa construção.



Aliado a seu nome, muitas realizações tiveram sucesso absoluto. Organizou torneios e campeonatos em diversos Estados da União. Criou clubes e soube administrá-los com bastante amor e fidalguia. Semeou entre os que rodeavam o companheirismo puro e honesto, fazendo com que a sua obra perdure e seja até hoje reverenciada pela maioria dos botonistas brasileiros. Sua presença carismática nos mostra o muito que deixamos de realizar pelo nosso futebol de mesa, pois a seu lado todo o botonista sente-se apenas uma pequena peça da grande engrenagem, que movimenta os sonhos maiores dos praticantes do jogo de botões. Seu nome e sua obra fazem parte daquilo que todos imaginamos e desejamos: um futebol de mesa, no Brasil, jogado ou não de uma só maneira, reunindo amigos em torno de uma mesa, impulsionados pela maior figura nacional - o abnegado e indiscutível PAPA do futebol de mesa brasileiro - GERALDO C. DÉCOURT. (a) Adauto Celso Sambaquy - Brusque, 6/3/86."



E assim o Tá Láaa prestando esta pequena homenagem ao nosso querido Sr. Décourt, está na verdade, prestando uma homenagem a todos!!! - Viva eu, Viva Você, Viva o Dia do Botonista - O DIA de Todos Nós !!!!

Esta foi uma "lembrança" que nos foi feita pelo Ex-Presidente da FPFM, nosso querido ELVIO!!