Foto QuinhoOlá botonistas!!!
Conheça mais o atual Campeão Mundial de Futebol de Mesa pela regra 12 Toques. Marcus Zuccato ou Quinho, reside na cidade de Socorro - SP, onde realiza seus treinos no Clube XV de Agosto, para defender em competições as cores de seu time de coração, a Sociedade Esportiva Palmeiras.
Entrevista
GLAUCO - Você jogava futebol de botão quando era criança? Como era a realização dos jogos?
QUINHO - Comecei a jogar com 5 anos de idade em casa, com o meu irmão mais velho César.Tinhamos coleções desses times que eram vendidos em lojas de brinquedos. Em relação aos jogos, meu irmão procurava me ensinar para eu melhorar nos jogos.
GLAUCO - Como e quando você conheceu o Futebol de Mesa profissional?
QUINHO - Em 1993, estava com 6 anos de idade e meu pai levava meu irmão para treinar o Futebol de Mesa profissional e eu ia junto com ele, até que um dia faltou um jogador e meu pai também entrou na brincadeira. Após isso eu também comecei a brincar rsrsrs.
GLAUCO - Como foi jogar pelo Clube XV de Agosto? Qual era a estrutura? Você sabe Como esta o departamento de Futmesa do XV de Agosto hoje em dia? Caso saiba, como esta?
QUINHO - Foi onde tudo começou, em 1993, aprendi muito, não só com meu pai e meu irmão, mas com todos os meu amigos que jogaram e ainda jogam comigo, pois ainda sou residente em Socorro e treino por lá com eles duas vezes por semana.
Socorro
Quinho treinando no Clube XV de Agosto
GLAUCO - Desde quando você joga pela Sociedade Esportiva Palmeiras?
QUINHO - Como tenho muita amizade com o Dr. Luiz Augusto Belluzzo (irmão do presidente e ex vice presidente do Palmeiras) recebi um convite dele para ir jogar pelo Palmeiras em 2006 e aceitei prontamente, pois sempre tive vontade de jogar com os melhores e lá aprendi e continuo aprendendo muita coisa.
Beluzzo
GLAUCO - Explique a sensação de representar as cores de seu time do coração.
QUINHO - É como um estudante que, com 18 anos, passa em um vestibular na Faculdade que sempre sonha e no curso que desejava. Tanto para mim, como para a cidade de Socorro e o Clube XV DE AGOSTO, é um orgulho muito grande poder representar as cores do Alviverde de Palestra Itália.
GLAUCO - Seu pai também é Palmeirense e gosta de Futebol de Mesa. Quantos times o Sr. Anacleto possui? Você costuma jogar umas partidas com seu pai?
QUINHO - Possui cerca de 150 times, sendo uma coleção de seleções e outros times para fazer trocas, compras, vendas. A tempos atrás jogava bastante com ele, saía cada racha rsrsrsrs, mas hoje em dia é muito difícil encontrar com ele nas mesas, pois ele joga na categoria máster.
GLAUCO - A sala do departamento de futebol de mesa do Palestra Itália esta em reforma, assim como todo o estádio. Onde estão sendo realizados os treinos? Para quando esta prevista a volta ao Parque Antártica? Há algum projeto específico para o departamento de Futebol de Mesa após as reformas?
QUINHO - Por enquanto sei que eles ainda continuam treinando por lá. Há duas semanas jogamos uma rodada do Paulista de equipes, que acredito ter sido nossa última partida na sala. Começando a reforma acredito que jogaremos em outro lugar no clube até o fim de 2011. Acredito que já pra 2011 estaremos criando a categoria Juvenil no Clube.
GLAUCO - Quantas horas treina por dia?
QUINHO - Quando eram mais novo treinava cerca de uma hora todos os dias. Atualmente treino duas vezes por semana.
GLAUCO - Você faz algum tipo de treino específico antes das competições? Qual?
QUINHO - Posso dizer que um dos meus pontos fortes é o chute de ponta, então antes de começar a partida procuro dar uma "acertada na mão" pra não desperdiçar chutes durante o jogo.
GLAUCO - Em uma partida amistosa ou durante os treinos, você prefere fazer um gol simples ou uma bela jogada?
QUINHO - Procuro ser eficiente juntando uma bela jogada com um gol simples, mas procuro sempre tocar bem a bola e chutar de onde tenho mais chances de fazer o gol.
GLAUCO - Tem alguma superstição ou mania que costuma fazer ante, durante ou depois das partidas?
QUINHO - Superstição não, procuro estar bem tranquilo e bem concentrado naquilo que tenho que fazer.
GLAUCO - Você já chegou a jogar por quantas horas em um único dia?
QUINHO - Acredito que tenha sito em 2008 no Brasileiro de Equipes na Sabesp. Joguei 18 partidas no dia.
GLAUCO - Quantos times você tem em sua coleção?
QUINHO - Tenho cerca de 20 times, com um gosto especial pela Roma (tenho 3 times) e pelo Bracelona (tenho 4 times)
GLAUCO - Qual a escalação do time que utiliza em competições?
QUINHO - Há 15 anos jogos com a Seleção da Romênia de 1994, com Hagi & cia. Acredito que o Hagi, no futebol de mesa, seja o botão mais odiado pelos adversários rsrsrsrs.
GLAUCO - Sei que é praticamente impossível essa situação, mas se fosse para vender seu time principal por que valor sairia esse time?
QUINHO - Primeiro, essa Romênia que eu jogo, ganhei quando tinha 7 anos do Atienza, hoje responsável pelo departamento de Futebol de Mesa do Corinthians. Já recebi muitas propostas mas como foi um presente, para mim não tem valor...
GLAUCO - Você praticou outras regras alem da 12 Toques? Qual? Como foi, gostou?
QUINHO - Pratiquei também o SECTORBALL, modalidade que é praticada na Hungria. Achei muito difícil, mas e questão de treino para poder um dia, bater de frente com os húngaros.
GLAUCO - Quais suas dicas para quem esta começando a praticar a regra 12 Toques?
QUINHO - Treinar o máximo que puder e ser sempre honesto.
GLAUCO - Conhece alguma mulher que pratica o Futebol de Mesa?
QUINHO - Aqui em Socorro tem duas meninas que já jogaram e também tem uma em São Caetano do Sul, mas acredito que atualmente nenhuma das três estão jogando os campeonatos da FPFM.
GLAUCO - Já vivenciou alguma situação engraçada no Futebol de Mesa?
QUINHO - Já sim rsrsrs...a mais engraçada com certeza foi a do botonista Marcello Rini em um campeonato em Jacareí. Ele se apoiou na mesa pra chutar uma bola e após o chute tirou o pé de apoio do chão, fazendo com que a mesa virasse em cima dele. Ele foi parar no chão, debaixo da mesa, e com um monte de botões voando pelo salão. Pra mim foi a cena mais engraçada da história do Futebol de Mesa rsrsrssrs.
GLAUCO - Qual a maior "loucura" que já fez pelo Futebol de Mesa?
QUINHO - Não acredito que seja loucura, mas vestir o "manto alviverde" dentro do Salão de jogos do Corinthians acho que foi bem diferente.
GLAUCO - Resumindo, o futebol de mesa é...
QUINHO - Uma paixão, é como se fosse um casamento que dá certo, uma forma de fazer amizades, um esporte que deveria ser mais divulgado por todos.
GLAUCO - Quais foram os apoios e as pessoas que mais lhe incentivaram ao longo do tempo na pratica do futebol de mesa
QUINHO - Minha família, que sempre me ajuda, meus amigos botonistas, com os quais eu aprendi tudo que sei no Futebol de Mesa, o Clube XV de Agosto, que sempre me apoiou e me deu condições de chegar onde cheguei, e o Palmeiras, por abrir novos horizontes em minha carreira botonística.
GLAUCO - Para quem você dedica suas vitórias?
QUINHO - À todos que me ajudaram e ainda me ajudam no meio do Futebol de Mesa.
GLAUCO - Quantos títulos você já conquistou?
QUINHO - Vamos lá: Bi Campeão Brasileiro Infantil (1998 e 1999) - Tri Campeão Brasileiro Adulto (2003, 2004 e 2007) - Bi Campeão Paulista Juvenil por Equipes (2000 e 2001) - Campeão Paulista Adulto por Equipes (2007) - Tri Campeão Brasileiro Adulto por Equipes (2007,2008,2009) - Campeão Taça São Paulo Adulto (2008) - Vice Campeão Paulista Individual (2003) - Campeão Mundial de Futebol de mesa (Budapest, Hungria, 2009)

trofeu

GLAUCO - Em qual competição ou partida você superou suas expectativas?
QUINHO - Teve várias, mas vou comentar duas. Um 11 x 10 contra o Robertinho (PR) em 2004 e outra contra o Justa (SP) um 12 x 12.
GLAUCO - Qual o adversário mais difícil que enfrentou? Qual o melhor botonista que você já viu jogar?
QUINHO - Não tem um em especial, sempre os mais difíceis são os melhores como Mauro e Diney (Palmeiras) Perrotti, Cassio e Thiago (Circulo Militar) Galdeano, Tadeu e Justa (Corinthians) Mura (Maria Zélia) Robertinho e Ednilson (PR) entre outros...
GLAUCO - Dos três títulos brasileiro conquistado pelo Palmeiras, qual foi o que lhe deu mais alegria?
QUINHO - Os três foram importantes, o primeiro em 2007 foi marcante, pois foi o 1º Brasileiro realizado. O que me deu mais alegria foi o Tri Campeonato em 2009, pois a final foi contra o Corinthians e eu ganhei todos os jogos da final.

étri

GLAUCO - Prefere disputar uma competição por equipe ou individual? Por que?
QUINHO - As duas são muito importantes, mas acho que por equipes você pode compartilhar sua alegria e sua tristeza com todos os seus colegas de time.
GLAUCO - Prefere assistir um jogo do palmeiras ou jogar botão?
QUINHO - Atualmente é difícil de responder essa resposta rsrsrsrsrsrs... mas ainda páro pra ver o Verdão jogar. Só em caso de campeonatos eu prefiro jogar botão.
GLAUCO - Qual foi a maior dificuldade encontrada durante o Campeonato Mundial disputado na Hungria?
QUINHO - Foram muitas, primeiro, a qualidade dos botonistas que foram, a segunda, a dificuldade de conseguir patrocínio ( amigos ) pra poder ir disputar o campeonato em Budapest.

mundial

GLAUCO - Como foi jogar com pessoas que tem outras culturas de jogo?
QUINHO - No Futebol de Mesa, acho que eles ainda têm muito o que aprender, agora no Sectorball, nós temos muito o que aprender.
GLAUCO - Qual sua perspectiva para o campeonato brasileiro individual? Acredita no título ou no podium?
QUINHO - Para mim, é o campeonato mais gostoso de se jogar, pois sempre acredito que posso chegar lá, e, se deixarem...rsrsrsrsrsrs
GLAUCO - Você costuma estudar seus adversários antes das partidas?
QUINHO - Estudar não, mas tenho uma qualidade que é ler o jogo rapidamente, saber o que o adversário é capaz de fazer, então é mais fácil ter uma noção do que fazer durante o jogo.
GLAUCO - Qual a maior goleada que sofreu? E qual a maior goleada que aplicou?
QUINHO - Já tomei algumas mas que perdi feio uma de 11 a 2, não me lembro o adversário... a maior goleada foi 16 x 1 em um jogador do Paraná no Brasileiro de 2001.
GLAUCO - O que utiliza em sua flanela para aquecer seus jogadores?
QUINHO - Geralmente Poliflor, um pouco de reparador de pontas de cabelo, e atualmente estou utilizando grafite misturado também.
GLAUCO - Qual o modelos de palheta utiliza?
QUINHO - Utilizo uma palheta de acetado (material de óculos) pequena e bem maleável.
GLAUCO - Prefere manter em segredo as medidas de inclinação e altura de seus botões, ou pode nos revelar?
QUINHO - Todo mundo já sabe rsrsrs. Jogo com 4,1 de altura e grau 26 de inclinação.
GLAUCO - Costuma entrar em quais páginas na internet ligada ao Futebol de mesa?
QUINHO - www.futeboldemesanews.com.br - www.futmesa.com.br - www.pro-gol.blogspot.com
GLAUCO - Quais os fabricantes que você indica?
QUINHO - Sempre faço times com o Lorival (Lima Botões) mas também indico o Pexe (Botões Pexe) e o Gérson (Gesini botões)
GLAUCO - Você tem outro hobby alem do futebol de mesa? Qual?
QUINHO - Eu sou um pouco diferente dos outros, meu hobby é a decoração de times de futebol de mesa.
GLAUCO - Qual outra equipe você teria o prazer de jogar?
QUINHO - Um dia, gostaria de voltar a defender as cores do XV DE AGOSTO, mas ainda não é o momento.
GLAUCO - Você recebe salário por defender as cores do Palestra Itália?
QUINHO - Recebo uma ajuda de custo para passagens de ônibus, alimentação, etc.
GLAUCO - Como você vê o futuro do Futebol de Mesa no Palmeiras?
QUINHO - Acho que ainda tem muita coisa boa pra acontecer, acredito que com a reforma do estádio, teremos uma sala ainda melhor pra prática de futebol de mesa.
GLAUCO - O que acredita que tem que ser para que nosso esporte seja praticado?
QUINHO - Tem que ser mais divulgado em revistas, jornais, todos os meios de comunicação possíveis, os próprios clubes abrirem as portas para o esporte...
GLAUCO - Acredita que irá ver o Futebol de Mesa nos jogos Olímpicos?
QUINHO - Acho que é muito cedo pra falar em Olimpíadas, penso que nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro seria legal uma divulgação maior.
GLAUCO - Você tem algum sonho não realizado no Futmesa? Quais são seus planos para o Futebol de Mesa?
QUINHO - Um sonho seria o esporte ter um apoio do Governo, uma ajuda financeira ou alguma coisa semelhante.
GLAUCO - Parabéns pelas conquistas e pelo trabalho no futebol de mesa. Foi um prazer entrevista-lo para o blog da Liga Prudentina e site Futebol de Mesa News.
QUINHO - Obrigado Glauco, é sempre bom divulgar um pouquinho mais do Futebol de Mesa, precisando de mais alguma coisa é só me avisar!
Abraço!
Valeu Quinho